When The Past Was Around | Análise

domingo, 1 de novembro de 2020


O game foi lançado no final do ano passado pelo Toge Productions 

Acho que eu nunca joguei um jogo tão lindo como When The Past Was Around, ele foi desenvolvido pelo Mojiken Studio e possui puzzles point-and-click. Ele vai tratar de amor, despedidas, alegrias e tristezas que acontecem no dia a dia de um relacionamento, intercalando presente e passado em um mundo fantasioso.  

Tons pastéis sempre me encantaram e isso foi a primeira coisa que notei quando vi o game. Sua estética é absurdamente linda, principalmente os ambientes cheios de detalhes e seus personagens.

A personagem jogável é uma jovem muito fofa que toca violino e conhece uma Coruja sim! Ela se relaciona com uma ave. A Coruja também é violinista e um objeto que parece ligar os dois é uma caixinha de música. 

Vocês já perceberam que eu amo a temática musical em jogos né? Se tem romance envolvido então, melhor ainda! As músicas são excepcionais e fazem toda a diferença para a imersão do jogador, já que as formas que eles se comunicam são pela melodia e por imagens. 

As artes feitas à mão pela ilustradora, artista 2D e desenvolvedora de games, Brigitta Rena dão todo um toque especial, destacando com seus traços delicados a narrativa sensível que o jogo possui.

O jogo é bem poético e os detalhes que eu citei acima são muito importantes, porque vários objetos presentes na cena são interativos, expondo a história por meio deles. Caso não saiba qual elemento é clicável, um botão em formato de lâmpada pode ajudar muito, pois, ele mostra com o que você pode interagir.

A interatividade também está nos quebra-cabeças, eles foram desenvolvidos de forma bem inteligente e em alguns, eu levei um tempo para desvendar, totalizando três horas de jogo. 

Recomendo muito! Apesar de em alguns pontos me sentir perdida na história, o jogo é compensador e muito emocionante como canceriana que sou, não vou negar que lacrimejei em certos momentos. 


O jogo está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows e macOS.

Comments

  1. Pelo jeito o jogo é tão legal quanto parece, mas... sem entrar em spoiler nem nada, sabe dizer se é preciso estar emocionalmente estável para lidar com a história do jogo? hehehe xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso depende muito, como eu comentei ali, dei uma leve choradinha com ele. Mas é bom saber quais são os seus gatilhos, recomendo você jogar o prólogo que é grátis para ter uma ideia.

      Excluir