Aurora: A Child's Journey | Análise

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021


À primeira vista passa a impressão de ser um jogo fofinho e até com uma narrativa feliz, mas Aurora: A Child's Journey vai muito além.

Lançado em novembro de 2020 pelo estúdio brasileiro Luski Game Studio, ele conta sobre o impacto de um desastre ambiental através do olhar de uma criança de 8 anos.

Por se tratar de uma protagonista que está vivendo na sua fase infantil, o ambiente que está destruído e poluído dá asas à criatividade dela, transformando o espaço por alguns instantes em um local fantasioso.


Em uma jornada de curta duração, será preciso pular por algumas palafitas, enfrentar um monstro que habita as águas, solucionar os puzzles e escapar dos obstáculos. Tudo isso através da imaginação de Aurora, para que seja possível encontrar o culpado pelo incêndio que está destruindo sua vila.

Além de ser interessante, a arte do jogo e a trilha sonora são bem produzidas. A sua história é muito necessária e sensível, trazendo o tema da conscientização ambiental e também trata sobre o capitalismo.

Gostei como ele me colocou em uma realidade diferente, me levando a diversos cenários belíssimos e me fazendo refletir sobre assuntos atuais de um jeito tão delicado, mesclando inocência com momentos assustadores.

Ele tem vários pontos positivos, mas vale ressaltar que ele é gratuito no Steam, portanto, é acessível para quem joga no PC. Sua jogabilidade também é simples, podendo cativar diversos públicos.


O jogo foi inspirado em um incêndio que ocorreu em São Paulo em 2015, acontecimento que afetou os moradores que dependiam da pesca. Por conta disso, acredito que a mensagem que ele carrega de valorização do meio ambiente seja ainda mais tocante.

Comments

  1. Legal conhecer mais um jogo brasileiro. Orgulho nacional <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Gislene! Producer da Luski aqui, desenvolvedora de Aurora! Que massa sua reportagem, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que incrível! Parabéns pelo jogo, a equipe arrasou muito! 💜

      Excluir
  3. Acabei de finalizar e adorei o jogo!! Parabéns a todos pelo trabalho.

    ResponderExcluir