MVs de K-pop com referências de videogames

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

 


Ultimamente tenho assistido mais MVs de K-pop e percebi que alguns fizeram alusão aos jogos eletrônicos. Logo já pensei em juntar duas coisas que eu amo em uma matéria, por isso trouxe esta lista de clipes com algumas referências.


Depois de bombar com “Next Level”, aespa volta com “Savage”, onde elas continuam enfrentando aquela cobra venenosa em um mundo fantástico.

Elas têm feito muito sucesso e são extremamente visuais, particularmente, sou apaixonada na estética desse girl group, com elementos do vaporwave e cyberpunk.

Como eu havia comentado, o grupo estreou o MV de Savage, em outubro de 2021, e ele tem algumas referências de jogos. Logo no começo já dá pra notar que as personagens animadas estão presentes, que têm um estilo muito parecido com o das K/DA de League of Legends.

Em outro momento a Winter aparece com uma arma, ela atira algumas vezes e faz um combo de acertos, trazendo uma forte referência dos videogames.


Inclusive em “Black Mamba”, a integrante Ningning estava numa sala toda tecnológica, cheia de telas e no final do clipe teve uma cena em pixel art, talvez possa ter tido referências de games nesse também.


Cherry Bullet formado em 2019 pela FNC Entertainment, é outro girl group recheado de referências dos games, embora elas tenham um estilo mais fofo.

No MV de “Q&A”, a Jiwon aparece com a arma da D.Va de Overwatch, porém com detalhes bem mais brilhosos. A arma basicamente serve como controle para escolher entre as opções de jogos na televisão.

Durante o clipe, diversas referências são apresentadas, como os consoles, os objetos em pixel art, os jogos de corrida, de dança, tiro e puzzles.


Em “Really Really” o grupo continua com essa estética dos jogos, mas o clipe tem menos efeitos que o anterior. Nesse é como se as integrantes estivessem em um parque com várias missões para completar, as palavras são todas em neon remetendo aos games clássicos. Ao final do MV elas se reúnem e zeram a missão.


Um MV mais recente, de 2021, com essa referência de games é o “Strawberry Moon” da solista IU. Ele é bem romântico e em tons de rosa, assim como a letra que fala somente sobre coisas fofas.

Em alguns momentos a cantora vai à lua com o boyzinho e em outros ela se encontra dentro de seu quarto, e é nele que tem o console da Nintendo. Aparentemente ela está no date com esse garoto e eles vão ao cinema, dançam, tiram fotos e jogam videogame juntos.




Lá em 2017, ela também lançou outro clipe relacionado aos games, esse é um feat com o G-DRAGON, nomeado como “Palette”. Na parte do rap a cantora aparece jogando Pac-Man em um arcade.

A música é em homenagem aos 25 anos da IU "I like it I’m twenty five".


No filter”, de 2020, é praticamente o sonho de muitas garotas que viveram nos anos 90/2000, como ter um arcade dentro do seu quarto. Lembra também da época das fichas em forma de moedinhas. Além disso, tem outras referências como as revistas da moda adolescente e as colagens em diários.

O clipe apresenta a nova integrante chamada Dain, ela faz parte agora do grupo Eternity de AI (inteligência artificial).


Em 2018 o grupo AOA ou Ace of Angels lançou o single “Bingle Bangle”. O MV tem uma pegada bem retrô, com um jogo em pixel art. Logo no início já aparece o controle do GameCube da Nintendo, remetendo aos jogos mais antigos.

No clipe, a integrante Mina está em seu quarto jogando com as outros integrantes do AOA que são personagens do game e estão em uma cafeteria. É tudo muito fofo e animado, desde a música até o visual.

Já no final, ela é transportada para dentro do game e vira uma personagem do Bingle Bangle. Então, além de ter referências, o clipe inteiro é baseado nessa temática.


Em 2014 elas promoveram o jogo de RPG mobile “Fantasy Hero”, e ele está no MV da música “Like a Cat”. A temática do clipe, na verdade, é de um roubo de diamantes, mas novamente a Mina aparece em alguns momentos jogando o RPG em seu celular.


Esse feat entre a Moon Byul e a Seulgi passa uma vibe muito boa. No MV de "Selfish", de 2018, as cantoras estão num cenário super colorido, até que em um momento elas começam a jogar em um arcade no meio da rua, bem anos 90, com fichas e tudo mais (figurino com direito a pochete e bonés).

Depois elas vão em um fliperama tipo aqueles de shopping, onde jogam dance dance revolution e tentam pegar ursinhos na máquina. Apesar de o clipe ser todo bem-humorado, a letra fala sobre ser livre e passa mensagens importantes.


Pra quem é kpoppera das antigas e já acompanhava em 2013, vai lembrar do clipe “I Don't Know” do FIESTAR. Nele a menina vai em date com um garoto gamer e joga com ele um jogo de luta no estilo Street Fighter.

Tem momentos bem desconfortáveis no MV, por exemplo, quando o menino fica olhando para o decote dela e acaba levando K.O no jogo por não prestar atenção na TV. O “boy lixo” com toda razão recebe um fora ficando sozinho e triste no final da música.

Um fato curioso é que assim que você começa a escutar, já vai lembrar imediatamente da canção infantil “Little Indians”, aqui no Brasil conhecemos como os “Os Indiozinhos”.



Dun Dun Dance” do OH MY GIRL, é outro clipe que traz uma vibe mais retrôzinha, com elementos científicos como: espaço, alienígenas, planetas e games.

O clipe lançado em 2021 mostra a rapper Mimi numa sala com várias máquinas de jogos e decorada toda em neon.


Já em outra música do sub-unit OH MY GIRL BANHANA nomeado como “Banana allergy monkey”, temos um PC gamer, o Commodore PET 2001 series.

A temática dos jogos não está apenas no visual do clipe lançado em 2018, mas também na trilha sonora. A música tem muita referência, como os efeitos sonoros que lembram Super Mario Bros e te fazem sorrir do começo até o final. Outro fato muito engraçadinho é a letra, por que como assim existe um macaco que é alérgico a banana?

Os cenários do MV variam entre safári, exploradoras do Ártico, festa do pijama, sorveteria retrô e astronautas no espaço.


Lançado em 2020, o MV “Got That Boom” do grupo Secret Number parece um jogo de dança, desde seus visuais extremamente coloridos, o cenário em RGB e até o local onde a integrante Dita está (repleto de máquinas de jogos).

Em uma parte do clipe surgem umas palavras em neon, que lembram muito os jogos de dança. As cantoras também aparecem com armas a laser coloridas, realçando o visual gamer. Já a letra da canção fala em alguns momentos sobre dança e brilhos.


FANATICS também traz referências de games em seus clipes. No MV “V.A.V.I. GIRL” de 2020, apesar de a temática principal ser as bonecas e os brinquedos, no cenário onde elas dançam tem um arcade com Street Fighter II.


Já em outro MV mais antigo da sub-unit FANATICS-FLAVOR também tem referência de jogos de luta. Em “MILKSHAKE” as integrantes entram em um combate contra uma vaca para conseguir o leite dela, é bem engraçado, mas acredito que os veganos não vão curtir muito essa ideia.

Você lembra de algum outro MV de girl group de K-pop que faz alguma alusão aos videogames? Se tiver comenta que eu vou adorar conhecer!

comentários