Iniciativas que auxiliam as mulheres nos games

terça-feira, 3 de novembro de 2020


Grupos criam ações para apoiar as garotas dentro dos games

Infelizmente a discriminação de gênero é presente nos jogos online, e por conta disso temos iniciativas que são muito bem-vindas para contribuir com o cenário feminino.

Listei alguns projetos e organizações, mas caso vocês conheçam outros podem comentar aqui para que mais pessoas também saibam!

Imagem: Valkirias/Reprodução

Projeto Valkirias: criado pela Pamela Mosquer, tem como objetivo ensinar e preparar várias garotas para jogar League of Legends e Valorant, seja para o cenário competitivo ou para melhorarem no jogo casualmente. As meninas recebem diversas personalidades do mundo dos esports para adquirirem mais conhecimentos. Nyvi Estephan, Ravena Dutra, Júlia Nakamura e Babi Micheletto são alguns nomes que já conversaram com as alunas do projeto.


Imagem: WGJ/Reprodução

Women Game Jam: é uma maratona de desenvolvimento de jogos que tem o foco em mulheres, sejam elas cis, trans e pessoas não-binárias. O objetivo da equipe que é composta majoritariamente por mulheres é mudar o cenário da indústria de jogos. Através dos eventos as participantes tem um tempo específico para criarem os games e assim elas ficam encorajadas para seguirem neste ambiente, além de criarem portfólio, aprenderem e fortalecerem a cena feminina.

Imagem: Sakura Esports/Reprodução

Sakura Esports: foi fundado por duas mulheres, Thais Queiroz e Juliana Alonso, é uma organização que tem como intuito melhorar o cenário de esports feminino. Elas realizam campeonatos for fun e também profissionais, possuem uma rede de streamers parceiras, tem um canal no Discord para as meninas se unirem e não sofrerem com o trash talk.

Imagem: Woman Up Games/Reprodução

Women Up Games: é um projeto idealizado pela Ariane Parra, o objetivo é conectar as mulheres com o universo dos games, ou seja, integrar mais mulheres para a indústria de tecnologia e de jogos, realizando palestras, workshops e oficinas para que elas se conectem umas às outras e estabeleçam uma rede de mulheres que se ajudam e se agreguem.

Imagem: Sultrix/Reprodução

Sultrix Esports: foi criado pela Hanna Turchetti e Lua Amaterasu que são duas mulheres amantes dos esports e que acreditam que é necessária uma inclusão cada vez maior das mulheres nesse meio. Elas têm como objetivo fazer campeonatos competitivos, gerando preparo psicológico e mecânico. Desta forma, elas querem incentivar as meninas no âmbito profissional ou apenas casual.

Imagem: Projeto Fierce/Reprodução

Projeto Fierce: fundado pela Juliana Lima, é um projeto para mulheres e LGBTQIA+ que sofrem discriminação, preconceito e assédio nos games, tem como objetivo incentivar esse público para que eles se tornem uma grande comunidade virtual e ajudem outras pessoas com parcerias, conselhos, apoio emocional e afins. O projeto busca conscientizar também sobre os desafios e preconceitos que acontecem, encorajando com empoderamento e o respeito dentro da comunidade.

comentários